terça-feira, 1 de dezembro de 2009

SEU PC NO PENDRIVE

Depois de anos trabalhando com tecnologia, alguns softwares se tornam essenciais, mas nem sempre é possível instalá-los ou sequer baixá-los na internet (principalmente porque a rede do trabalho ou da escola está bloqueada para instalação de novos programas para evitar danos).

Mas existe uma categoria de aplicações chamada de aplicativos portáteis ("Portable Application" em inglês) que não precisam ser instalados no computador para serem executados.

Dentre esses softwares estão muitos dos nossos conhecidos, como: Skype, Google Chrome, Firefox com seus complementos, Notepad++, MirandaIM (ICQ, AIM, MSN, Jabber, Yahoo, IRC e outros), VitualDub, Gimp, XAMPP ( Apache, mySQL, PHP, phpMyAdmin), Nvu & KompoZer, WinSCP, Thunderbird, VCL Media Player, OppenOffice (Processador de Texto, lanilha e Apresentação) e muitos outros.

E é tão fácil ter tudo isso a mão, a qualquer hora. Com um pen drive (de preferência com gigabytes disponíveis, o meu é de 2GB e tem tudo isso e mais um pouco com espaço sobrando para transportar os arquivos que eu estou trabalhando) e acessar o site http://www.portableapps.com.

No site, já na primeira tela é possível baixar o software que faz o papel do sistema operacional, ou seja, faz com que quando você insira o pen drive no computador e o execute, abra uma tela de menu como a do Windows. Vamos aprender a utilizar essa aplicação desde o começo?

1. Acesse o site dos aplicativos portáteis: http://www.portableapps.com




2. Em seguida, clique sobre o botão para escolher como você quer baixar o programa, na versão Plataforma, com apenas 1 MB e que você vai escolher depois o que quer ter no seu pen drive, a Suite Light com quase tudo o que você precisa (menos o OppenOffice ou Suite Standard que estão no OpenOffices.org). Clique sobre o botão de Download quando escolher.




3. Salve o arquivo em alguma pasta para executá-lo. Assim que terminar o download, clique em Executar. Em seguida escolha o idioma da instalação.



4. Leia as instruções. Se você estiver de acordo Avance.




5. Esta é a etapa mais importante. Escolha para instalar os arquivos na unidade que representa o seu pen drive (disco removível x ou y) abaixo do ícone do "Meu Computador".




6. Clique em avançar e, em seguida, aguarde a instalação dos programas. Lembre-se de que isso pode demorar um pouco de acordo com a velocidade do seu pen drive e configurações da máquina.




7. Quando a instalação terminar, marque a opção de Iniciar o PortableApps e clique no botão para encerrar. Uma tela de menu vermelha, será aberta próximo ao relógio do seu computador.




Com a ferramenta instalada, você só precisará fazer o download dos aplicativos que desejar e "instalá-lo" na pasta portableapps que foi criada no seu pen drive.

Além das categorias no próprio site da PortableApps, você possui outros sites para baixar programas portáteis, como o www.portablefreeware.com.

Para instalar um programa, entre no site, baixe o programa. Salve-o em alguma pasta ou na área de trabalho mesmo.
Em seguida, por meio do menu do PortableApps, clique em Opções > Adicionar Programas.




Acesse a pasta em que você salvou o seu arquivo. Em seguida, selecione-o e clique em Abrir.



Se você estiver no Windows Vista, ainda precisará dar autorização para que o software seja executado e "instalado" no PortableApps.



Em seguida, acompanhe os passos padrões para instalação de um programa. Aceitação da Licença de Uso, aguardar a cópia dos arquivos e baixar atualizações no site do fabricante. Clique em Avançar (Next) em todas elas.






Na última tela, confirme a instalação do programa.



Agora é só abrir o menu do PortableApps, clicar no programa que você instalou e aproveitá-lo em qualquer lugar. Isso é portabilidade! ;-)


Geek.com.br

Permalink

Nenhum comentário: